02 fevereiro, 2011

FRANK SHERMAN LAND & CONSELHOS CONSULTIVOS

O controle de um Capítulo DeMolay ocorre através do Presidente do Conselho Consultivo e dos membros do Conselho Consultivo, todos recomendados pelo corpo maçônico patrocinador do Capítulo e nomeados pelo Supremo Conselho.
O presidente do Conselho Consultivo deverá ser o tipo de homem que vai garantir a harmonia e a cooperação.
É uma excelente ideia, para após a nomeação dos membros do Conselho Consultivo, realizar uma reunião e selecionar um bom membro para atuar como Consultor. O Consultor deve ser entusiasta, inspirado pelos ideais dos garotos, e ter o desejo de fazer a Ordem DeMolay significar algo para a comunidade e de tentar manter seus colegas de trabalho com ele. Ele deve ser um homem a quem os meninos gostam e deve estar presente em cada reunião.
Normalmente, na empolgação de formar um novo Capítulo, a visão das qualificações exigidas dos membros do Conselho Consultivo é perdida.
Como regra geral, é melhor escolher homens que possuem a admiração de jovens com idades entre 16 e 21. A moral dos membros de Conselhos Consultivos deve ser inquestionável. Os homens devem ser nomeados com base em suas qualificações e devem ser preparados para esses cargos, em vez de selecionar os homens e, em seguida, tentar ajustar a posição para eles.
Os membros dos Conselhos devem ser homens que irão trabalhar juntos em harmonia; a participação no Conselho Consultivo não deve ser usada para promover os interesses comerciais ou políticos de ninguém.
O interesse do garoto é soberano. A Ordem é do interesse do rapaz e não do Conselho Consultivo.
Quando o Supremo Conselho pediu que o Conselho Consultivo fosse nomeado por cada corpo patrocinador, fez sob o pressuposto de que cada membro do Conselho teria algo a acrescentar na condução do Capítulo. Não era, nem é agora, sua intenção que um membro do Conselho assuma toda a autoridade na condução dos assuntos de um Capítulo.
Por fim, é essencial que as reuniões ordinárias do Conselho Consultivo sejam realizadas a intervalos curtos, de forma a discutir sobre a condução do Capítulo, discutir planos de melhoria, desembaraçar nós que surgem e fazer um relatório sobre o que está sendo realizado por cada membro do Conselho. É muitas vezes uma boa idéia chamar os três principais dirigentes do Capítulo, o Mestre Conselheiro e os Primeiro e Segundo Conselheiros, e pedir que se reúnem com o Conselho Consultivo, principalmente quando se tratar de discussões sobre o plano de atividades do Capítulo.
Ao lidar com os seus meninos, os Conselhos Consultivos devem colocar-se nas posições dos meninos com os quais eles têm de lidar; problemas devem sempre ser olhado do ponto de vista do rapaz, que geralmente é bastante diferente do ponto de vista do adulto. A psicologia ensina que o garoto deve ser regido por "o que precisa ser feito" ao invés de "o que não se pode fazer".
É muito melhor dizer a um menino que é "melhor fazer uma coisa de alguma outra forma" do que dizer que ele "não pode fazer isso".
Um Conselho Consultivo é uma oportunidade para aprender e desenvolver uma diplomacia simples e informal com os jovens.
Frank Sherman Land - Grande Secretário

0 comentários:

Postar um comentário