AUTORIZAÇÃO DE INICIAÇÃO N° 014-2009/2011
Encerramento do Melhor do Potiguar...
Reconhecimento ao trabalho do nosso SCODRFB!!!
ATO Nº 018 -2009/2011
AUTORIZAÇÃO DE ELEVAÇÃO N° 013-2009/2011
Considerando o Ato N° 08-2009/2011, determina autorização para eventos,
Considerando, a solicitação do Capítulo Reis Magos N° 15, da cidade de Natal /RN, autorização para realizar sessão magna de Elevação;
Autoriza a elevação de 04 Irmãos iniciáticos que se realizará no dia 24 de abril de 2010, as 22 horas, nas dependências da Grande Loja do Estado do Rio Grande do Norte, que fica na Av. Antomar de Brito Feiras, 3968, Candelária-Natal/RN
Lembramos que o Capítulo terá o prazo de 10 dias para enviar o FORM elevação ao GCE com as devidas taxas.
Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos vinte e dois dias do mês de abril do ano de dois mil e dez
Relatório de comparecimento do SCODRFB a instalação do capítulo 001 – Rivera – uruguai.

Escola X Escola
Esperamos por vocês! Frateno Abraço!
Ato nº 16
AUTORIZAÇÃO DE INICIAÇÃO N° 010-2009/2011
Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil;
Considerando o Ato N° 08-2009/2011, determina autorização para eventos,
Considerando, a solicitação do Capítulo Principe do Oeste N°21, da cidade de Mossoró/RN, autorização para realizar sessão magna de iniciação;
Autoriza a iniciação de 09 forasteiro que se realizará no dia 17 de abril de 2010, as 15 horas, no templo da LOJA MAÇÔNICA União Mossoroensse N° 07,
Lembramos que o Capítulo terá o prazo de 10 dias para enviar o FORM Iniciação ao GCE com as devidas taxas.
Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos quinze dias do mês de abril do ano de dois mil e dez.
Autorização de Iniciação
AUTORIZAÇÃO DE INICIAÇÃO N° 009-2009/2011
Considerando o Ato N° 08-2009/2011, determina autorização para eventos,
Considerando, a solicitação do Capítulo Principe do Agreste N° 533, da cidade de São José do Mipibu/RN, autorização para realizar sessão magna de iniciação;
Autoriza a iniciação de 01 forasteiro que se realizará no dia 17 de abril de 2010, as 15 horas, no templo da LOJA MAÇÔNICA Emídio Fagundes, na cidade de Natal/RN.
Lembramos que o Capítulo terá o prazo de 10 dias para enviar o FORM Iniciação ao GCE com as devidas taxas.
Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos treze dias do mês de abril do ano de dois mil e dez
Informações Importantes sobre a sede do nosso Congresso!
Saudações Potiguares meus irmãos!!!
2-) Tem a melhor distribuição de renda do Rio Grande do Norte; tendo assim o menor índice de exclusão social do RN;
3-) Tem a maior expectativa de vida do RN, média de 73,3 anos;
4-) É a sétima maior cidade do RN, com uma população de 63.006 habitantes ( IBGE 2009)
5-) Tem o maior carnaval do RN, e uns dos maiores do Nordeste, já sendo considerado o 3° melhor do NE.
6-) Maior festa religiosa do Estado, a festa de Santana, e uma das maiores do Nordeste.
7-) Possui o maior rebanho de bovinos e a maior produção leiteira do Rio Grande do Norte;
8-) é o maior polo de produção de bonés do Nordeste do Brasil;
9-) A cidade também se destaca pela produção de bordados artesanais típicos que são valorizados em todo o Brasil e no exterior.
10-) É conhecida como a cidade da carne do sol e do Queijo de excelente qualidade. Além de outras comidas de sua excelentíssima culinária.
11-) Fabrica uma das cachaças mais sofisticadas do Brasil, que já tá conquistando toda a Europa, sendo a mais vendida em Portugal, e 3ª mais vendida na França, além de outros países para onde a cachaça é exportada.
Esses dados foram consultados em revistas especializadas e também alguma coisa no wikipédia. Caso tenha algum dado desatualizado ou equivocado, favor comunicar!
XXIº CEOD - RN
Estamos organizando os últimos preparativos para o XXI Congresso Potiguar da Ordem DeMolay, que neste ano acontecerá nos dia 30 de Abril, 01 e 02 de Maio de 2010, na cidade de Caicó-RN, tendo como anfitrião o nosso irmão mais velho: Príncipe do Seridó.
Relembro que as inscrições já se encontram abertas no site do evento: WWW.XXICEODRN2010.COM
Após preencher a ficha de inscrição, o irmão ou tio deverá depositar o valor de R$ 50,00 na conta do Capítulo.
Banco Bradesco
Agência 1038-3
Conta Corrente: 8742-4
titular: Capítulo Príncipe do Seridó nº004
Após o depósito, o irmão deve digitalizar o comprovante de depósito e enviar, junto com nome completo, nome do capítulo e telefone, para o e-mail da comissão organizadora.
XXICEODRN@GMAIL.COM
Após isso, a comissão entrará em contato com o irmão informando o sucesso da operação.
OBS: Não garantimos o kit do congressista para aqueles que fizerem a inscrição somente no dia do congresso, portanto, irmãos, adiantem-se!
Qualquer dúvida entrar em contato com
Lucas Richter - Mestre Conselheiro - (84) 9997 6775 / (83) 9930 7690
Gilberto Nóbrega - Secretário do CEOD - (84) 8706 3749
Tio José Henrique - membro da comissão - (84) 9997 8404
Que possamos fazer um excelente encontro!
Caicó aguarda vocês.
Encontro do Malhete na Paraíba e Aniversário do Príncipe Serrano


Cartilha para Recém Iniciados
Cartilha para recém iniciados
Toda e qualquer organização para funcionar corretamente precisa de norteamento. E principalmente a Ordem DeMolay que se autodenomina como uma escola de líderes! Imagine uma escola de liderança sem nenhum líder? É certo que ao ingressar na ordem DeMolay, ficamos meio assustados por sermos cobrados com uma taxa de iniciação! Um valor que por muitas vezes é alto – considerando nossas posses. Mas existem motivos para isso.
Unidade de comando e descentralização são conceitos complicados e contraditórios, mas que tem andado de mãos dadas nas organizações modernas. E o que nossa ordem tem a ver com isso?
Tudo!
Não poderíamos ter o título de escola de liderança se não estimulássemos algumas atitudes dos nossos membros! E uma delas é o exercício do comando – a liderança de um capítulo ou outra organização nossa, também conhecida com descentralização. Ao mesmo tempo, precisamos do exercício de uma entidade que nos dê um rumo a seguir nas atividades, caso contrário todos fariam o que bem entendessem e a Ordem DeMolay viraria uma bagunça – logo, também precisamos da unidade de comando.
É exatamente para ter essa garantia que pagamos taxas! Para a manutenção e existência de uma entidade que coordene e canalize as ações capitulares, sugerindo sempre mudanças e melhoramentos – mas também priorizando tradições e valores.
Para atingir os objetivos propostos, nossa ordem usa de uma determinada metodologia! São vários princípios e conceitos, que com o passar dos anos vão tornando-se simples e de fácil compreensão. Um deles é o respeito à hierarquia! Utilizamos como recurso organizacional uma hierarquia clara e bem definida. Ela resume-se em:
Começaremos falando do Diretório Internacional, conhecido também como Supremo Conselho Internacional...
Depois de dois anos da fundação da Ordem DeMolay no planeta, Capítulos foram criados em várias outras comunidades e estados dos Estados Unidos e Frank Land imaginou que algum tipo de “Sede Central” deveria ser criada para a Ordem. Então um grupo de conceituados maçons se juntou para formar um Conselho Deliberativo que hoje é conhecido como DeMolay Internacional. O propósito deste corpo não é apenas de estabelecer regulamentos para a proteção e benefício de todos os DeMolays, mas também para verificar se as regras estão sendo cumpridas e para o benefício da Ordem.
Ele é o detentor da “Marca” DeMolay! Em linhas gerais, são os americanos, que como bem sabemos foram os pioneiros no mundo. Nós brasileiros, temos relativa autonomia para fazer inovações em nossa ordem, ou seja, hoje em dia se julgarmos necessário podemos promover algumas alterações em nossas práticas administrativas sem precisar nos reportar ao DI. Mas eles ainda caracterizam-se como uma entidade superior por serem os herdeiros do nosso fundador, portanto, são responsáveis por fiscalizar todas as ações DeMolays Oficiais ao redor do mundo.
Temos o nosso Supremo Conselho. Que como ele mesmo se auto-define[1]:
O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil – SCODRFB – é a única instituição autorizada a administrar a Ordem DeMolay no território brasileiro.
O reconhecimento e autorização foram dados ao SCODRFB, de acordo com a Resolução adotada no dia 17 de junho de 2004, por ocasião da Sessão Anual do Supreme Council Internacional (DeMolay International), instituição detentora dos direitos sobre o funcionamento da Ordem DeMolay no mundo.
Com sede na Capital do Brasil, Brasília/DF, onde foi instalado no dia 21 de agosto de 2004, o SCODRFB não apenas administra o funcionamento da Ordem DeMolay, mas vela pela integridade da marca DeMolay – no Brasil - e seus símbolos, dos rituais, corpos e segredos, bem como assegura a manutenção da seriedade da Ordem DeMolay e de seus membros.
A expansão da Ordem DeMolay em todo o território nacional também é uma atribuição do SCODRFB, que o faz com o auxilio dos Grandes Conselhos Estaduais – GCEs.
O órgão máximo deliberativo do SCODRFB é a Assembléia Geral. De acordo com o Estatuto Social do SCODRFB, neste órgão as decisões são tomadas pelas células principais da Ordem DeMolay, ou seja, os Capítulos DeMolays de todo o País, nas pessoas de seus dirigentes jovens (Mestres Conselheiros) e adultos (Presidentes de Conselhos Consultivos).
Se quiser entrar em contato, este é o endereço:
Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil.
CLN 307 Bloco “B”, Sala 202 – Asa Norte
Cep: 70.746-520 – Brasília / DF. Telefone (61) 3562-5746.
Temos ainda o Gabinete do Mestre Conselheiro Nacional, que tem como missão[2]:
Com base nos deveres estatutários do Mestre Conselheiro Nacional e do Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, configura-se como prioridade de sua missão a garantia da representatividade dos DeMolays Ativos, seja por processo direto ou indireto, quando da intermediação dos Mestres Conselheiros Estaduais – esta entidade é portanto um dos elos existentes entre o SCODRFB e os DeMolays ativos, mas não age apenas assim.
Sobre os objetivos específicos do Gabinete Nacional, estão entre eles: estimular as ações sociais nos estados e Capítulos através dos projetos nacionais; desenvolver ferramentas para o aperfeiçoamento administrativo e ritualístico dos Capítulos, bem como para a manutenção das Organizações Afiliadas; e inserir novas propostas para continuidade do trabalho de expansão da comunicação entre Gabinete Nacional, Gabinetes Estaduais e Capítulos.
O que é a Associação Alumni Brasil?
O objetivo da Ordem DeMolay é, através da lapidação do caráter do jovem, formar homens de bem, líderes que tornarão o mundo melhor. Gratos pela verdade contida nessas palavras – e cientes de que não podem mais desempenhar as mesmas tarefas empreendidas antes de completarem 21 anos - é que muitos Sêniores DeMolays (que atingiram a idade de 21 anos), se organizaram em torno de uma associação: A Associação DeMolay Alumni Brasil – ADAB[3].
Por meio da associação de Sêniores DeMolays, os integrantes têm a oportunidade de unir forças com outros Sêniores DeMolays para realizar, de modo eficaz:
1º – Ações voluntárias: O associado integra um seleto contingente de voluntários coordenados pela Associação DeMolay Alumni do seu Estado, podendo ser convidado a prestar serviços à sua comunidade. Por exemplo: Os médicos associados podem ser convidados a comparecerem em dia e local para prestar serviço de consulta médica à população carente; Os advogados poderão prestar assistência jurídica; Dentistas poderão se articular em torno de uma campanha de saúde bucal, etc.
2º - Viabilização dos trabalhos da Ordem DeMolay, pois parte da capitação anual dos associados é destinado à um fundo que funciona para financiar projetos de assistência social, apresentados e executados pelos DeMolays Ativos. (Tais projetos causam um impacto muito positivo na vida das pessoas beneficiadas).
A adesão nesta associação não é obrigatória, nem automática. O Sênior DeMolay, achando-se no perfil desta associação, e desejando atuar no trabalho promovido pela ADAB, manifesta o interesse e se associa de maneira voluntária. É tanto que o Sênior não associado é tão Sênior DeMolay quanto o associado. Ambos possuem a prerrogativa, por exemplo, de visitar os Capítulos DeMolays (desde que não interfira nos seus trabalhos). Não existe Sênior DeMolay irregular perante o Supremo Conselho DeMolay. Isto ocorre pelo fato de ele não fazer mais parte da Ordem DeMolay propriamente dita (salvo se ele for um membro de alguma outra organização do SCORDB como dirigente).
A associação DeMolay Alumni trabalha em parceria com o SCODRFB, que o reconhece e o supervisiona em suas atividades.
Sobre os Grandes Conselhos Estaduais...
Temos 26 Grandes Conselhos Estaduais e um Distrital, eles são instituições federadas ao SCODRFB que gozam de autonomia econômico-financeira e administrativa, e funcionam como verdadeiras franquias, recomendando o Patrocínio de Capítulos DeMolays e Organizações afiliadas à Ordem DeMolay junto às lojas maçônicas.
Ou como o nosso GCE-RN mesmo se [4]auto-define: “o objetivo do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay Potiguar é coordenar, supervisionar, e apoiar o desenvolvimento de todas as atividades DeMolays em sua jurisdição, isto é, no Rio Grande do Norte. É em linhas gerais o responsável por todo e qualquer assunto DeMolay no nosso estado, seja ele de natureza capitular ou das outras organizações afiliadas” (adaptado).
Mas sua função mais importante sem dúvida é a de viabilizar a expansão de nossa ordem. Ele faz isso principalmente através de seus membros maçons que tenham contatos com outros possíveis corpos patrocinadores.
Se quiser entrar em contato, este é o endereço:
GRANDE CONSELHO ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY –RN
Caixa Postal 120 - Caicó - RN - CEP 59300-000.
E-mail: gce_rn@yahoo.com.br
O Gabinete Estadual por sua vez...
Análogo ao Gabinete Nacional, o Gabinete Estadual tem a função de ser elo de ligação entre os anseios dos DeMolays e os trabalhos do Grande Conselho Estadual.
Seu objetivo é impulsionar e orientar o desenvolvimento da Ordem DeMolay – estando mais próximo aos DeMolays que qualquer outro membro do GCE-RN -, acompanhando os trabalhos dos Capítulos e Organizações Afiliadas no estado. O Gabinete Estadual é presidido pelo Mestre Conselheiro Estadual, e funciona com a ajuda do Mestre Conselheiro Estadual Adjunto e diversos Secretários que são nomeados conforme os interesses estaduais da Ordem DeMolay.
São muitas as funções deste órgão: difundir os projetos do gabinete nacional, avisar sobre campanhas do supremo conselho, acompanhar as atividades capitulares, auxiliar na execução e idealização de projetos, mediar relações capítulos-capítulos, capítulo-organizações afiliadas e promover programas que venham a contribuir com o crescimento da Ordem DeMolay de maneira geral – seja promovendo eventos entre os DeMolays ou estimulando a fundação de novos capítulos.
Temos ainda os Oficiais executivos!
Ciente de que o Grande Conselho não é onisciente, onipotente e principalmente, não é onipresente, existem ainda um cargo para servir de olhos, braços e ouvidos do Grande Conselho entre os Capítulos: Os Assessores e/ou Oficiais Executivos.
Devido a questões geográficas, o Estado do Rio Grande do Norte é dividido em oficialarias – que são responsáveis pelo acompanhamento contínuo dos capítulos de sua região – que são quatro ao todo:
1ª Região: Natal (Capítulo Reis Magos, Capítulo Padre Miguelinho e Capítulo José Percy de Amorim e Silva) São José de Mipibú (Capítulo Príncipe do Agreste) e São Paulo do Potengi (Capítulo Mensageiros da Paz);
2ª Região: Mossoró (Príncipe do Oeste e Abolição), Areia Branca (Capítulo Areia Branca) e Assú (Capítulo Príncipe do Vale do Assú);
3ª Região: Caicó (Capítulo Príncipe do Seridó);
4ª Região: Carabas (Capítulo Príncipe das Caraubeiras), Apodí (Capítulo Príncipe do Vale do Apodi), Umarizal (Capítulo Príncipe das Virtudes), Martins (Capítulo Príncipe Serrano), Pau dos Ferros (Capítulo Príncipe do Alto Oeste) e Alexandria (Capítulo Paz e Regeneração);
É função deles ainda auxiliar na expansão da Ordem DeMolay, viabilizando os contatos entre maçons de potenciais lojas patrocinadoras e outros membros do grande conselho estadual.
Nossas organizações Afiliadas...
Existem ainda muitas outras entidades dentro de nossa Ordem DeMolay; temos um grupo muito heterogêneo, e cada um de nós tem mais aptidão para agir mais em uma área do que em outra, logo, temos essas organizações afiliadas visando melhorar todo nosso desempenho enquanto grupo. Cada uma tem um objetivo específico... Aí vão elas:
Priorados
Nome: "Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay" – mais conhecido simplesmente como "Ordem da Cavalaria".
O que é: É uma organização complementar – logo não é melhor nem pior que capítulo, mas serve como uma espécie de ajudante deles.
Quem pode participar: DeMolays ativos que tenham entre 17 a 20 anos de idade. Não é uma honraria ou prêmio, logo qualquer DeMolay – desde que regular perante seu capítulo e com suas obrigações - que tenha esta idade pode ser um cavaleiro.
Como Funciona: A Cavalaria possui seus próprios rituais – diferente do trabalhado nos capítulos -, graus – cavaleiro e ébano, análogo ao capítulo que tem o grau iniciático e o DeMolay -, e oficiais que se organizam em unidades, parecidas com os Capítulos DeMolays, conhecidas como "Priorados". A principal função de um Priorado é realizar trabalho de orientação sobre os aspectos internos da Ordem DeMolay, como procedimentos ritualísticos e litúrgicos, história da Ordem DeMolay, e ensinamentos sobre a organização e funcionamento em seus diversos níveis.
Qual a importância: Participam dos priorados membros de todos os capítulos, que se congregam sob o mesmo estandarte! Isso por si só explica o potencial que esta instituição tem: DeMolays com inúmeras experiências e práticas a trocar entre si, e cada um mais desejoso que aprender que o outro. Não se pode medir o que um priorado pode fazer por seu membro, simplesmente se pode viver isso.
| Corte Chevalier Nome: Corte de Chevaliers O que é: O Chevalier é a maior honraria que um DeMolay ativo pode receber. Para o Sênior DeMolay, esta honraria esta atrás apenas da Legião de Honra. O Supremo Conselho através do Grande Conselho Estadual – que usa uma corte Chevalier para isso - poderá conferir o título de Chevalier a um DeMolay ou Sênior. Quem pode participar: Apenas DeMolays ativos ou sêniores DeMolays que sejam atuantes durante um período de pelo menos 04 (quatro) gestões administrativas consecutivas e tenham indiscutivelmente realizado serviços meritórios em nome de nossa ordem. Como Funciona: Cada Grande Mestre Estadual poderá indicar 01 (um) membro por Capítulo da sua Jurisdição para receber a Honraria ao ano, porém cabe ao Conselho Consultivo a indicação preliminar do membro. O indicado não poderá, em hipótese nenhuma, ter ciência antecipada do processo, por isso, tudo deve ser realizado no absoluto sigilo. A cerimônia de investidura, que relembra os antigos anos de Cavalaria, deve ser realizada publicamente. Nela o candidato promete cumprir, anualmente, no dia em que faleceu Frank Sherman Land, 08 de novembro, uma Observância Anual, em memória ao nosso fundador. Qual a importância: Por serem eles sêniores DeMolays ou DeMolays ativos diferenciados – comumente próximos à maioridade – eles têm a função prática de serem espelhos para o resto do grupo! São exemplos a serem seguidos, e devem preocupar-se sempre com a índole a moral dos outros irmãos. Podem ainda conduzir instalações e posses dos Capítulos e Priorados quando requisitados, além de auxiliar na organização de conclaves, encontros e Congressos estaduais. |
Preceptórios da Legião de Honra
Nome: Preceptório da Legião de Honra
O que é: A Legião de Honra é a mais alta honraria da Ordem DeMolay.
Quem pode participar: Existem 2 categorias:
• Ativa – Conferida aos Sêniores DeMolays com idade mínima de 25 anos;
• Honorária – Conferido a maçons, e com idade mínima de 30 anos.
Em ambos os casos, o indicado deve ter uma vida profissional ou familiar bem sucedida e tenha prestado relevantes serviços em prol de sua comunidade. Os legionários devem ser referencia de liderança, seja civil, profissional, fraternal ou espiritual e que sirvam para auxiliar os jovens em carregar os ideais de DeMolay em todos os caminhos da vida.
Como Funciona: Cada Legionário deve ser um membro participativo, e deve observar o Dia 18 de março e enviar o relatório de suas observâncias ao Supremo Conselho. O objetivo da Legião de honra é consagrar os corações e mentes dos membros para uma inesgotável crença em Deus, defesa das escolas públicas e defesa dos direitos de todos. Eles agem de maneira mais isolada – nem sempre enquanto grupo de legionários -, da maneira que podem cuidando dos nossos DeMolays e capítulos de maneira geral.
Qual a importância:
• Auxiliar o Grande Mestre Estadual na procura de Consultores, no planejamento dos eventos estaduais;
• Servir como Consultor de Capítulos DeMolays, Priorados e Corte de Chevaliers;
• Ajudar os DeMolays a encontrar empregos;
• Realizar o banquete para a observância anual no dia 18 de Março.
Castelos de Escudeiros
Nome: “Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda” - mais conhecida como “Castelo”.
O que é: Patrocinado por uma organização DeMolay, um Castelo de Escudeiros é um grupo de crianças que visam ir moldando seu caráter de acordo com os bons princípios de boa filiação e boa cidadania – quase sempre o escudeiro transforma-se em DeMolay, e já entra com um diferencial: Já está completamente acostumado com nosso modo de trabalho.
Quem pode participar: Jovens do sexo masculino de 09 anos a 11 anos, indicados por um escudeiro, DeMolay ou maçom.
Como Funciona: Um Castelo da Ordem dos Escudeiros é instituído por, no mínimo, 10 (dez) membros. As reuniões de um Castelo devem durar, no máximo, 1 hora e, embora sejam secretas, podem contar com os pais dos escudeiros, além dos DeMolays e maçons. Um Castelo é patrocinado por qualquer outra Organização Afiliada regular da Ordem DeMolay, devendo ser considerado como parte integrante desta. A vestimenta dos Escudeiros é a mesma adotada para os DeMolays, com exceção da gravata, que será Azul Royal, contendo o emblema da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda. Os paramentos dos oficiais será um colar de São Francisco na cor azul, com o emblema da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda. Um DeMolay maior de 18 anos deverá ser eleito pelo corpo patrocinador para servir como Nobre Cavaleiro do Castelo pelo mandato de 1 ano. Um Maçom, membro do Conselho Consultivo, deverá ser escolhido pelo Conselho para servir como Consultor do Castelo. Os escudeiros costumam participar das atividades abertas dos DeMolays, e costumam promover atividades esportivas e de estudo entre si.
Qual a importância: Além de criar crianças diferenciadas, os castelos de escudeiros dão sustentabilidade a seu corpo patrocinador, pois pois em medio prazo tem a ofereçer jovens capazes e preparados a ingresar na ordem DeMolay
Clube de Parentes
Nome: Clube de Pais e Parentes – Existe ainda o Clube de Mães, que é mais conhecido, mas em linhas gerais ambos são basicamente a mesma coisa.
O que é: Há muito tempo na história da Ordem DeMolay, a Organização possibilitou um modo dos pais dos membros associarem-se conosco mais efetivamente. O interesse dos pais no bem-estar dos filhos inspirou a idéia de organizar as famílias numa atividade única.
Quem pode participar: Familiares de DeMolays.
Como Funciona: Cada Clube esta sujeito à autoridade do Conselho Consultivo. A relação harmoniosa entre o Capítulo e grupo de pais depende da operação do Clube sobe esta condição. O contato do Clube com o Capítulo dar-se-á através do Presidente do Conselho e o Mestre Conselheiro. O Clube de Pais pode, e deve suprir o Capítulo de coisas que ele não poderia sozinho. Alguns Clubes angariam fundos para remeter aos Capítulos, conferenciam sobre Treinamento de Lideranças e atividades similares. Eles podem ser um instrumento na procura de novos membros e vendo que entretenimento é apropriado depois dos encontros entre Capítulos. Os Clubes de pais geralmente cuidam da comida e refrescos para depois dos Encontros de Capítulos e também outras atividades sociais. Essas reuniões têm uma grande influência sobre os membros dos Capítulos e suas famílias. Freqüentemente essas atividades promovem oportunidades para os membros trazerem seus amigos para dentro do circulo DeMolay de amizade.
Qual a importância: Os propósitos dos grupos de pais são cooperar, assistir o Capítulo e seus membros, servi-lo e fortalecer o interesse de cada membro na Ordem DeMolay. Clubes de Pais e Mães combinam as energias e talentos de ambas as mães e pais, tão bem como tutores e padrastos. Trabalhando juntos, esses pais podem ajudar o Conselho Consultivo e o Capítulo.
Capítulos
O Capítulo é a unidade mínima da Ordem DeMolay, é onde um membro é iniciado, instruído e onde ele encerra sua vida como DeMolay ativo com os 21 anos. Apenas através de um capítulo um jovem pode iniciar sua “carreira” DeMolay. Afinal, é nele que tudo começa!
Existem aproximadamente 400 capítulos em todo o país, e 16 no nosso Estado. Cada um deles realiza dezenas de ações - filantropias, atividades de lazer, de instrução, viagens - é ilimitado o mundo de coisas que um capítulo pode realizar. No entanto, junto com essas liberdades, vêm algumas responsabilidades! Todo e qualquer capítulo deve realizar os dias obrigatórios[5]! Eles não são opcionais.
Como unidade base, o capítulo é considerado como o mais importante órgão da nossa ordem – afinal, é aqui que quase tudo acontece.
O que é e para que serve um Conselho Consultivo?
Cada Capítulo DeMolay deve ter um Conselho Consultivo. Ele consiste em um órgão composto por no mínimo 03 membros, que sejam Maçons de boa reputação ou Sêniores DeMolays, mas que sejam recomendados pela loja patrocinadora e aceita pelo Grande Mestre Estadual. Os sêniores são elegíveis para servir em qualquer cargo do Conselho Consultivo – com exceção do de presidente do conselho consultivo. Não importa o número de conselheiros, o importante é que todos eles participem realmente das atividades, e sejam sempre exemplo para os DeMolays ativos.
Um dos maiores deveres de um conselho consultivo consiste em certificar-se de que todas as regras e regulamentos, decretos e atos das autoridades competentes estão sendo cumpridos. Ele se reunirá pelo menos uma vez por mês e fará um registro detalhado de cada reunião. Fora isso, é importante ainda que ele certifique-se de que toda e qualquer reunião do capítulo tenha pelo menos um membro do Conselho Consultivo.
Temos no conselho o cargo do Presidente, que é o responsável por ser o elo de ligação entre o corpo patrocinador – a loja maçônica - e o capítulo; há ainda o consultor, que por sua vez liga diretamente o conselho consultivo ao capítulo.
O Conselho Consultivo ficará responsável ainda pelo orçamento do Capítulo e analisará os relatórios financeiros mensais.
[5] Para mais informações sobre os dias obrigatórios, visite o site: http://demolaybrasil.org/index.php?option=com_content&view=article&id=94&Itemid=134

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



