29 março, 2010

Cartilha Administrativa: Orador


Saudações Potiguares meus irmãos!

Continuando nossa maratona administrativa, aí vão algumas considerações sobre meu cargo preferido: 

ORADOR

 

Pressupõe-se que o Irmão que assume esse cargo tem no mínimo uma boa dicção! O orador deve expressar-se de maneira à sempre nortear o capítulo aos retos preceitos de nossa ordem, logo, não tem uma função fácil e dispensável! Ele deverá sempre ser aquela palavra de estímulo e conforto ao Capítulo, aquele responsável por dar uma injeção de ânimo em todos mesmo quando tudo está tendendo a não dar certo.

Outra prática que tem sido comum nessa função, é usá-lo como responsável pela interpretação de nossa legislação, nosso estatuto ou regimento interno, no entanto, isso é uma função utilizada pela maçonaria, não a que nossa ordem recomenda para este cargo.

De qualquer maneira, sugere-se que o irmão que exerça esta função preocupe-se sempre em estudar muito sobre todos os assuntos referentes à nossa ordem para apaziguar questões polêmicas ou mesmo as que não trazem muita relevância aos nossos trabalhos.

            Ele não tem função ritualística se não no Grau DeMolay, o que não o impede de participar assiduamente na resolução de questões ou ao trazer palavras de sabedoria e exemplos de vida em TODAS AS REUNIÕES.

É função dele sempre alertar aos membros dele quando estiverem fugindo do foco da discussão. O Orador é a consciência do capítulo! Então toda leitura do mundo no ritual, e esforço para proferir os discursos ainda podem ser pouco no desempenho deste papel; uma dica prática e eficiente é que o irmão escolhido como Orador sempre procure textos de motivação e temas derivados na internet, afinal, mesmo que não faça nenhuma das tarefas expostas anteriormente, se o Orador pelo menos escolher bons textos e os ler em cada reunião, já terá cumprido um papel relevante no capítulo. É interessante ainda que ele trabalhe massiçamente em parceria com o Mestre Conselheiro no sentido de sempre tocar em assuntos pertinentes ao cotidiano capitular, por exemplo, se o Capítulo está negligente nos horários para as reuniões, o Orador pode muito bem ler um texto que fale da importância em se esforçar para os compromissos, puxando um gancho “nos atrasos que estão acontecendo aqui em nosso capítulo...”, e por aí vai.

 

Recapitulando...

- Pode corrigir erros ritualísticos individuais ou coletivos do Capítulo;

- Pode Orientar o MC e o Capítulo sobre as possíveis irregularidades;

- Ler (com todos de pé) e arquivar todos os atos e decretos provenientes das autoridades com competência para emiti-los, bem como a verificação da aplicação dos mesmos.

 

Lembre-se da cerimônia de Posse:

Você foi escolhido como Orador deste Capítulo. É uma função cuja importância jamais poderá ser subestimada. A interpretação da lição a ser ensinada no Grau DeMolay depende, em grande parte, da maneira pela qual o Orador faz sua explicação do significado fundamental dos ensinamentos de nossa Ordem. Não será com pouca habilidade que você fará sua parte no Ritual solene e a sua seleção para este cargo é uma prova autêntica da confiança que o Mestre Conselheiro lhe deposita, e que você honrará ao demonstrar habilidade.

ATO Nº 015 -2009/2011

WAGNER LOPES DA CUNHA, Grande Mestre Estadual do Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado do Rio Grande do Norte, no uso das suas atribuições, que lhe são conferidas pela Constituição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil;

CONSIDERANDO o desenho da camisa com logomarca Demolay, solicitado pelo Capítulo Principe das Caraubeiras da cidade de Caraúbas/RN;
RESOLVE:
Art. 1º - Autorizar a confecção de camisas com logomarca DeMolay, conforme desenho apresentado pelo via email no dia 21/03/2010.

Art. 2°- O Ilustre Grande Secretário Estadual é o encarregado das competentes anotações, do registro e publicação do presente ATO, que entra em vigor nesta data, para todos os efeitos legais, revogando-se as disposições em contrário.

Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos vinte e seis dias do mês de março do ano de dois mil e dez.
26 março, 2010

Dia Devocional no Capítulo Areia Branca



Saudações Potiguares meus irmãos!

Na última quinta-feira (25/03/10), estive na minha terra natal para o cumprimento do dia obrigatório Devocional! Continuando seu perfil inovador, o Capítulo Areia Branca convocou um Pastor da Assembléia de Deus para explanar sobre a "Importância de Deus na vida de um Jovem!"; Pessoalmente posso dizer-lhes que foi um evento único! Com um relato de vida inspirador e instigante! 
Estiveram presentes cerca de 20 membros, além do Oficial Executivo da 2ª Região César Garção.

Parabéns por mais uma inovação Areia Branca!


25 março, 2010

ATO Nº 014 -2009/2011

WAGNER LOPES DA CUNHA, Grande Mestre Estadual do Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado do Rio Grande do Norte, no uso das suas atribuições, que lhe são conferidas pela Constituição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil;

CONSIDERANDO o oficio n° 002-2010.1 do Capítulo Príncipe Vale do Apodi solicitando autorização uso da marca Demolay e novo desenho do brasão do Capítulo aprovado em sessão ordinária do Capítulo RESOLVE:
Art. 1º - Autorizar o novo desenho do brasão do Capítulo Príncipe Vale do Apodi conforme desenho enviado em anexo ao ofício, como também o uso da marca Demolay em artigos do Capítulo.

Art. 2°- O Ilustre Grande Secretário Estadual é o encarregado das competentes anotações, do registro e publicação do presente ATO, que entra em vigor nesta data, para todos os efeitos legais, revogando-se as disposições em contrário.

Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos dezenove dias do mês de março do ano de dois mil e dez.

Comemoração do Dia do DeMolay!



Saudações Potiguares meus irmãos!!!

No último dia 20/03/2010, conforme constava em nossos planos, estivemos presentes na cerimônia de comemoração ao Dia do DeMolay! Com o Gabinete Estadual em peso e o Oficial Executivo da 1ª Região Max Muller.

Uma cerimônia histórica em nossa ordem DeMolay Potiguar! Estiveram presentes membros de toda 1ª região, além de figuras ilustres representando o GOIERN e algumas outras organizações civis! Para não citar a presença ilustre do deputado que pleiteou o nosso dia na assembléia legislativa!

Obrigado Pai celestial! Por isso e muito mais que todos os dias agradeço: 
É muito bom ser DeMolay!

Cartilha Administrativa: Mordomos!


Saudações Potiguares meus irmãos!

Continuando nossa cessão: Administração Capitular, vamos falar hoje dos Mordomos!
(...)

MORDOMOS

 

Por alguma razão, é outra função que tem sido negligenciada, no entanto não é segredo a ninguém a inquestionável importância que o cargo de mordomo tem para um Capítulo.

Os Mordomos explicam sua função ao pronunciar o nome de seus cargos. Eles devem ser servidores para o Capítulo, além de cuidar da manutenção das coisas dele. Geralmente devem providenciar para que não faltem materiais ritualísticos na arrumação da sala ou que tudo seja guardado depois de usado. Também são guarda dos baluartes que representam a liberdade intelectual e religiosa, cuidando dos Livros Escolares e do Livro Sagrado, o que por si só já garante um lugar mais que especial nas nossas reuniões.

 

Livro de tombos

 

Uma boa dica para o desempenho de suas funções é a adoção de um “livro de tombos”, registrando tudo o que o Capítulo possui como patrimônio (como patrimônio entende-se TUDO que o capítulo possui). Devendo conferir periodicamente (a cada dois meses está de bom tamanho) e avisar quando algo faltar ou tiver que ser reposto, tendo inclusive a tarefa de controlar os rituais que são emprestados aos membros do capítulo.

 

Os 5 “s”[1]

 

Outra boa dica aos mordomos consiste em uma ferramenta do mundo empresarial que pode facilmente ser adaptada para nossas atividades: São os 5 “S”.

Consiste em um método que objetiva além da arrumação do patrimônio do Capítulo a manutenção desta. Juntem-se os dois mordomos e idealizem uma metodologia para executar esse plano de ação (adaptem a realidade de seus capítulos!), a seguir formem uma comissão (comumente os capítulos têm uma de “Patrimônio”, se não for o caso do seu capítulo, peçam autorização do Mestre Conselheiro para criação de uma, recomenda-se que o “Secretário” esteja nela, pois esse método também pode ser aplicado realizando uma verdadeira faxina em seus documentos e pastas) de no máximo 5 pessoas, vão a sala que contém as coisas do capítulo e então executem cronologicamente os seguintes passos:

1º “S” - Seiri (Descarte / Separação): “Ter somente o necessário e na proporção adequada!”;

Consiste em descartar todo o material que não têm utilidade para futuras atividades. Uma coisa é preservar a história do Capítulo, outra é acumular “cacarecos” sem a mínima aplicabilidade apenas por vaidade ou preguiça. Isso inclui sim, papéis velhos e que não agregam valor à história do capítulo e objetos utilizados em “1900 e Deus sabe quando” que definitivamente não serão mais usados para nada.

Cuidado para não jogar parte da história do Capítulo, mas como dito: Uma coisa é a história, outra são “tranqueiras” sem o menor significado e aplicação.

 

2º “S” - Seiton (Organização / Arrumação): “Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar”;

Após jogar fora o inútil, o próximo passo consiste em organizar tudo de maneira que fique facilmente identificável, localizável e acessível de acordo com a necessidade. Afinal, não adianta ter o patrimônio do capítulo conservado, mas inacessível.

Recomenda-se, por exemplo, que os rituais, como são coisas que são necessárias em todas as reuniões, fiquem num local de fácil acesso, já a urna das eleições como é algo usado dificilmente pode ficar num local de menor acesso. Isso aumenta o senso de organização, facilita o uso de nossos materiais e a velocidade para encontrar os paramentos de nossas reuniões.

 

3º “S” - Seiso (Limpeza): “Procurar sempre o melhor local possível para guardar nosso patrimônio”;

Não é preciso argumentar muito para convencer que limpeza não é capricho, mas uma necessidade em nossa vida diária. Parece besteira, mas quem é que já não viu nossas capas, por exemplo, guardadas em um armário sujo e empoeirado? Ou mesmo documentos importantes como Cartas Constitutivas ou Atas, sendo negligentemente armazenadas em uma pasta entregue as traças? “É mais barato evitar que o diabo entre em casa que espantá-lo” – Padre Antônio Vieira; logo é mais fácil limpar a sujeira hoje que amanhã precisar restaurar nosso patrimônio.

 

4º “S” - Seiketsu (Higiene): “Não se trata aqui de limpar, mas de evitar que se suje”;

Parece redundante com o exposto anteriormente, mas não é, higiene aqui diz respeito não apenas limpar nosso material, mas conservá-lo limpo! Quantos de nós não já não vimos irmãos distraidamente jogando papeis de comida, entrando na sala DeMolay com sapatos sujos de lama ou outras atitudes que não se configuram como absurdos se analisadas isoladamente, mas quando feitas por todo o capítulo tornam nosso patrimônio no mínimo uma verdadeira algazarra.

Não adianta todos esses cuidados feitos anteriormente se não houver uma preocupação para manter as coisas organizadas e limpas, para não citar no avanço da estética de nossas reuniões e do capítulo como um todo.

 

5º “S” - Shitsuke (Disciplina): “Ordem e rotina, mas um constante aperfeiçoamento”;

Fazemos parte de uma cultura não muito dada à disciplina e ao melhoramento de nossas práticas, no entanto, nosso cotidiano exige cada vez mais que sejamos capazes de fazer a coisa certa no momento certo, logo, para que um capítulo trabalhe bem, é preciso que esteja pronto não apenas a manter-se, mas acima de tudo a melhorar; só assim nossa ordem irá crescer como nosso idealizador tanto sonhou. Disciplina figura aqui, portanto, como a maior ferramenta dos 5 “s”, pois é ela que além de manter a ordem do patrimônio, é responsável por preocupar-se com melhorá-la.

(...)

Ritualística

Decorem suas falas. É simples! São duas, três frases NO MÁXIMO.

(...)

Lembrem-se do que é dito na cerimônia de posse:

Irmãos, seus deveres são sugeridos por seus títulos, e como partes integrantes de seu trabalho, eles ocupam um lugar definido. Devem auxiliar os Diáconos a conduzir os candidatos durante as cerimônias de Iniciação. Terão muitas oportunidades de desempenhar serviços eficientes e seu próprio cargo lhes ensina que todo trabalho é honrado e digno de fiel desempenho



[1] Ferramenta Administrativa muito comum em empresas japonesas.

24 março, 2010

Cartilha Administrativa: Preceptores!


Saudações Potiguares meus irmãos!!!

Estamos a todo vapor finalizando nossa cartilha administrativa! E já vamos postar alguns textos por aqui...
Por hoje vamos falar dos Preceptores...

Aí vão algumas funções de oficiais impressindíveis ao bom funcionamento de um Capítulo:

(...)

Vamos então debater um pouco mais sobre nossa hierarquia e a função de cada cargo nela:

 


                                                                 MC

                                                 1º C         Cap          2ºC

                           1º D               PB                            Esc                  2ºD

             1ºM                    Or                    Hosp                Tes                       2ºM

     7ºP                6ºP                 5ºP          4ºP            3ºP                  2ºP                 1ºP


PRECEPTORES

 

Temos os sete preceptores na base da pirâmide. Alguns erroneamente interpretam esse cargo, portanto, como um desprestígio ao seu ocupante, no entanto eu levanto um simples questionamento: Existe uma construção firme sem uma sólida base? Não é a toa que são irmãos mais jovens e recém iniciados que comumente ficam com esta solene responsabilidade: a de passarem uma boa impressão aos iniciados.

            Os Preceptores como o próprio nome já diz, são os responsáveis por ensinar aos Irmãos do Grau Iniciático sobre as Sete Virtudes Cardeais de nossa Ordem na Iniciação. Preceptor significa professor, tutor, portanto, ser Preceptor significa tornar a Iniciação um primor ou um desastre.

            Num Capítulo, o Preceptor é um cargo de extrema importância na formação dos oficiais, pois se ele é o responsável pela instrução dos Iniciados, interfere diretamente no ânimo e no desenvolvimento dos DeMolays.

            Os Preceptores têm funções extra-ritualísticas de muita relevância, são a base de qualquer capítulo. Podem ser responsáveis pelo maior número de atividades imagináveis. Além de comumente substituírem irmãos que por qualquer eventualidade faltaram à reunião, logo é uma ótima oportunidade para treinar praticando o trabalho de determinados cargos na reunião.

A função de Preceptor, seja deles qual for, tem muito a ensinar a quem o assume, geralmente também é o primeiro cargo que os Irmãos assumem no capítulo. A forma como o preceptor desempenha sua função pode fazer a diferença até na formação para ele como um futuro Mestre Conselheiro.

   Vale enfatizar que é importantíssima a desenvoltura na Iniciação. Muitas vezes aquele é o primeiro contato do Iniciado com a Ordem - ele está nervoso e muito tenso - e para ele a primeira impressão é a que vai ficar. Um grupo de Preceptores fazendo sua parte com perfeição pode fazer com que nossos novos Irmãos se tornem aficionados pela Ordem; bem como uma cerimônia mal feita, pode muito bem fazê-los perder todo interesse pela ordem.

Os Preceptores são os oficiais que terão mais tempo para memorizar e aprender suas falas. Então devem ter sim suas falas “decoradas” na iniciação. Alguns oficiais têm poucas reuniões para fazer isso, é injusto deixar que os preceptores leiam durante a iniciação.

 

Lembre-se da cerimônia de posse:

Meus Irmãos é desnecessário salientar a importância dos deveres que devem desempenhar, ao exemplificar nosso Ritual. Sem entrar em detalhes de suas partes neste trabalho, eu posso firmemente lembrar-lhes de que tenham a mais alta eficiência que puderem. A sua própria escolha é uma honra, pois em vocês foi depositada a mais solene participação e responsabilidade em nossa Cerimônia de Iniciação. A impressão que derem aos Candidatos que lhes forem apresentados será permanente, e na proporção de sua eficiência, será aquela impressão, o que é com tanto empenho destinada a ser.

(...)

22 março, 2010

Instrução para cantar o Hino à Bandeira

O Hino à Bandeira é cantado Juvenil. Isso fica evidente em todas as publicações oficiais que estão em circulação. "Juvenil" é a palavra mais antiga registrada. Varonil foi usada posteriormente. Varonil também não é a mais adequada, pois refere-se somente a pessoas do sexo masculino e a pátria é formada por pessoas de ambos os gêneros.

Antonio Jaimar Gomes,
Chevalier, Assessor de Ritualística e Liturgia do GCE-RN

Mensageiros da Fraternidade!


Saudações Potiguares meus irmãos!

Inicia-se a reativação de mais um Capitulo potiguar!

É dado o primeiro passo para mais uma reabertura de um capitulo Demolay no Rio Grande do Norte. Graças ao Grande Conselho Estadual que está dando total apoio, no inicio de 2010 o tio Janduis (venerável da loja Parnamirim nº09) procurou alguns Demolays da primeira região e mostrou interesse na possível reabertura, hoje em processo de andamento de um dos capítulos mais antigos do estado e que  possivelmente no fim de 2010 e inicio de 2011 estaremos despertando esse gigante que até em tão estava adormecido,o MENSANGEIROS DA FRATERNIDADE Nº51 do Brasil.A loja Aprovou no ultimo dia 25 de fevereiro o processo de reabertura, que está em andamento. Os capítulos da Primeira região estão se empenhando ao Maximo iniciando jovens da cidade de Parnamirim realizando palestras por meio do Priorado da região e fazendo uma ‘’adaptação’’ com os Tios da loja para que eles possam conhecer nossos trabalhos. Vamos despertar um capitulo que está adormecido a mais de 18 anos meus irmãos, e mostrar a 3ª maior cidade do estado o que a ordem Demolay pode oferecer a sociedade - atualmente já temos dez Demolay’s  residentes em Parnamirim, todos distribuídos em capítulos Natalenses e no Príncipe do Agreste - da cidade de São José de Mipibu.

É isso aí meus irmãos, estamos crescendo e conquistando nosso espaço na sociedade vamos em frente e continuar a expandir nossa querida e amada ordem! E como diria Sócrates: "Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida".

Vamos em frente e aceitar mais essa missão!

 

Anthony Cirilo,

Tesoureiro/Escrivão Capitulo Príncipe do Agreste

20 março, 2010

XXI CEOD 2010 - Caicó/RN

Saudações, meus irmãos!

Venho comunicá-los que já estão abertas as incrições para o XXI Congresso Potiguar da Ordem DeMolay, que será realizado nos dias 30 de Abril, 01 e 02 de Maio de 2010 na cidade de Caicó/RN, tendo como anfitrião o Capítulo Príncipe do Seridó nº004.
O site que está recebendo as incrições é o site do congresso: www.xxiceodrn2010.com
para se inscrever o irmão vai na guia "inscrições", preeche os dados e envia-nos.
Após isso, o irmão deve depositar o valor da inscrição (R$ 50,00) na conta do Capítulo:

Banco Bradesco
Agência 1038-3
Conta Corrente: 8742-4
Titular: Capítulo Príncipe do Seridó nº004

após o depósito, o irmão deve digitalizar o comprovante de depósito e enviar para o e-mail da comissão do congresso: xxxiceodrn@gmail.com

Após isso, a comissão entrará em contato com o irmão comunicado o sucesso da operação.

Para os irmãos e tios que desejarem se hospedar em hotéis ou pousadas, indico alguns dos hotéis próximos do alojamento do Congresso. OBS: Por motivo do período do congresso coincidir com o período do Caicó Fest, peço que reservem com antecedência.

Hotel Park Mirante dos Picanço
Rua Padre Eterno, 475
Barra Nova II
telefones: (84) 3417-1117/(84) 3417-2752
hpmdospicanco@hotmail.com


Pousada Raízes do Seridó
Rua Júlio Eustáquio Carneiro, 20
Barra Nova I
telefone: (84) 3417-4573

Quaiquer dúvidas sobre as inscrições, me coloco em disposição para esclarecer.
(84) 9997-6775 / (83) 9930-7690

Atenciosamente,

Lucas'' Richter de O. Dantas
Mestre Conselheiro
18 março, 2010

18 de Março: Dia do DeMolay!

18 de março de 1314,
Tocam os sinos da catedral, uma multidão de amontoa na praça, um homem acompanhado por um preceptor é levado acorrentado até uma fogueira.
O que está acontecendo?
Uma das maiores aberrações e atrocidades da história.
Jacques Demolay e seu principal preceptor Guy D'auvergne estão sendo vitimas de uma inquisição cruel e hipócrita.
Este foi o homem que foi até o fim carregando em seu ombro uma virtude, FIDELIDADE.
“Te saudamos sobre mártir,Que a luz de teus fogos funerários brilhe sobre nossas vidas e suas irradiação as purifique” 
 
Parabéns! Demolay. Parabéns! Ordem Demolay.

Autor: Yuri Frazão

Parabéns a vocês DeMolays! Parabéns a todos nós!
Comemorem! Hoje é nosso dia!

17 março, 2010

Congresso Estadual da Ordem DeMolay do RN

Saudações Irmãos e Tios,

Está no ar o site do XXI Congresso Estadual da Ordem DeMolay do RN, que será realizado nos dias 30 de abril, 01° e 02 de maio de 2010, com o lema: “Ajudar, vencer, liderar!”


Eu já fiz minha inscrição, cadê a sua? [Se você não tem DeMolay Card, deixe o campo em branco.]

Confira o site do evento e faça sua inscrição:
http://www.xxiceodrn2010.com/





Abraços Fraternos! ^^
14 março, 2010

Cartilha Administrativa


Saudações Potiguares!

Afim de ajudar no desempenho de alguns Capítulos, nosso Gabinete Estadual está confeccionando uma Cartilha Administrativa com algumas considerações Capitulares! Iremos lançá-la oficialmente no nosso CEOD - Caicó, mas já vamos adiantando alguns trechos dela... 

Lideres e liderados – Uma reflexão sobre o assunto.

 Primeira análise que devemos fazer enquanto DeMolays: O que somos?

Essencialmente costumamos definirmo-nos como uma escola de líderes, esta acepção dá-nos margem a interpretar esta informação de maneira errônea julgando-nos como todos líderes e nenhum liderado. No entanto, nosso fundador muito sabiamente idealizou uma verdade que há 90 anos têm se mostrado inquestionável: A ordem DeMolay não escolhe os capacitados para liderar, capacita os escolhidos para tal missão! Um líder, diferente dos contos de fadas, não é alguém que nasceu com todas as características necessárias para essa tarefa; Pelo contrário, é alguém construído ao longo de sua vida, e porque não dizer, lapidado gradativamente para praticar esta tão importante função.

No entanto, até hoje algumas pessoas confundem as coisas e não percebem que o nosso meio de organizar-se não é apenas uma prática ritualística, ou uma maneira de acariciar o ego dos “mandantes”, nossa hierarquia piramidal é um instrumento educacional para esculpir o caráter de cada um de nós! Então nosso objetivo não é nem nunca foi “formar Mestres Conselheiros”, queremos acima de tudo jovens capacitados para a vida fora da sala capitular. Logo, “hierarquia é organização, não poder” (Irmão / Tio Jaimar Gomes).

Temos um conjunto de práticas ritualísticas que objetivam disciplinar e instruir; nosso modelo administrativo é tão interessante que enquanto ensina noções de humildade – afinal, nossos trabalhos funcionam de maneira que cada um de nós trilha um caminho rumo à coroa da maioridade de maneira ascendente, subindo degrau por degrau, não é a toa que na iniciação[1] fazemos um percurso que representa o dia de jornada e as falas dos nossos oficiais rememoram isso o tempo todo – permite-nos um claro sistema de comunicação e distribuição de tarefas.

Nossa hierarquia ensina-nos muitas lições, no entanto, indubitavelmente duas delas são as mais importantes:

 1ª) Tudo é passageiro; Há um adágio popular muito conhecido: “Se você quer conhecer um homem dê poder a ele”; ao ler isso, com certeza você lembrou de algum irmão que confundiu um pouco “Malhete da autoridade” com “Malhete da insanidade”. Exemplos de absurdos cometidos por alguns de nossos líderes ao longo da história não precisam ser citados para ilustrar do que falo (nem caberiam aqui...), mas nunca podem ser esquecidos e sempre rememorados como exemplo sobre como não devemos ser! Nossas cerimônias são claras: “Das fileiras viestes, e a elas retornarás[2]”, então não há muito o que discorrer sobre isso, a mensagem é clara! Você não é Mestre Conselheiro, está Mestre Conselheiro! Os interesses do seu Capítulo sempre devem ser muito mais importantes que suas vaidades e desejos. O mesmo deve ser aplicado aos outros cargos de liderança, Presidente de Conselho Consultivo, Mestre Conselheiro Estadual, Ilustre Comandante Cavaleiro, entre outros. Isso não coisa de discurso de formatura meus irmãos, é mais uma mensagem para a vida: Bom ou ruim, tudo, mas exatamente tudo em nossa vida passa!

 2ª) Respeito e submissão são coisas diferentes; Ainda na linha de raciocínio do adágio exposto na lição número 1, alguns de nossos líderes confundem tanto as coisas ao ponto de julgarem-se dignos de reverência e isentos de contestação! Como se o colar representasse uma marca ao faraó da vez”. Colar não é coroa, e capítulo não é clube de autoridade, ser Mestre Conselheiro acima de tudo é ser maduro e humilde o suficiente para num dia bater o malhete e no outro lavar uma panela de feijoada. Um Capítulo só funciona se composto por companheirismo, e nossa vela do meio não tem nada a ver com imposições e arbitrariedades: “Apenas aquele que ordena com amor é servido com fidelidade” – Quevedo; e temos que estar fixos sempre nos interesses de nossa ordem, que não passa de uma serva que objetiva um mundo melhor. Devemos sempre respeitar nossas lideranças, mas nunca se submeter a imposições e autoritarismos infundados. Mas cuidado para não confundir as coisas nos dois sentidos... é preciso uma boa dose de bom senso para discernir bem em que situação a autoridade se faz necessária e em que situação ela não passa de um capricho! Também não podemos basear tudo na informalidade de uma mesa de bar! Adiante debateremos mais sobre essa questão.

         São duas lições simples, mas na prática de difícil entendimento para muitos: Nada funcionará se o trabalho em equipe não for palavra de ordem! E amor ao Capítulo pode manter muita coisa, no entanto: “Os mais eficiente oficiais que pudessem ser escolhidos, seriam ineficazes sem a ajuda leal dos membros, e os membros mais entusiásticos seriam fracos sem a liderança inteligente e consagrada. Sem essa cooperação fiel e eficiente vocês não podem esperar por um sucesso nem o mereceriam” – Cerimônia de Posse dos Oficiais.



[1] Cerimônia de Iniciação:

"CENSURADO!"

[2] Cerimônia de Posse dos Oficiais.

12 março, 2010

Comemoração do Nosso Dia!


Saudações Potiguares meus irmãos!

Com imensa satisfação, e ainda anestesiado de tanta alegria, venho por meio deste, convidar a todos para a comemoração do nosso Dia DeMolay Estadual - 18 de março.

Realizaremos uma cerimônia comemorativa no próximo dia 20 de março, às 16:00hs na sede da Grande Oriente Independente do Rio Grande do Norte (GOIERN). Com as presenças de autoridades DeMolays do nosso Estado e inúmeras figuras ilustres que tanto vem nos auxiliando ao longo do ano!

Aguardamos todos!
09 março, 2010

ATO Nº 013 -2009/2011

WAGNER LOPES DA CUNHA, Grande Mestre Estadual do Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado do Rio Grande do Norte, no uso das suas atribuições, que lhe são conferidas pela Constituição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil;

CONSIDERANDO o desenho da camisa com logomarca Demolay, solicitado pelo Capítulo Principe do Agreste N° 533 da cidade de São José do Mipibu/RN;

RESOLVE:
Art. 1º - Autorizar a confecção de camisas com logomarca DeMolay, conforme desenho apresentado pelo Presidente da comissão de finanças do Capítulo Principe do Agreste N. 533 da cidade de São José do Mipibu/RN, acrescentando apenas o slogan “patrocínio da maçonaria”.

Art. 2°- O Ilustre Grande Secretário Estadual é o encarregado das competentes anotações, do registro e publicação do presente ATO, que entra em vigor nesta data, para todos os efeitos legais, revogando-se as disposições em contrário.

Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos quatro dias do mês de março do ano de dois mil e dez.

AUTORIZAÇÃO DE INICIAÇÃO N° 006-2009/2011

WAGNER LOPES DA CUNHA, Grande Mestre Estadual do Grande Conselho da Ordem DeMolay do Estado do Rio Grande do Norte, no uso das suas atribuições, que lhe são conferidas pela Constituição do
Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil;

Considerando o Ato N° 08-2009/2011, determina autorização para eventos,

Considerando, a solicitação do Capítulo Paz e Regeneração N° 14, da cidade de Alexandria/RN, autorização para realizar sessão magna de iniciação;

Autoriza a iniciação de 10 forasteiros que se realizará no dia 21 de março de 2010, as 14 horas, no templo da LOJA MAÇÔNICA Manoel de Sousa" nº. 8,

Lembramos que o Capítulo terá o prazo de 10 dias para enviar o FORM 5x1 ao GCE com as devidas taxas.

Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos oito dias do mês de março do ano de dois mil e dez.
07 março, 2010

LANÇAMENTO: Cartilha Explicativa; Figuras Históricas da Ordem!

Saudações Potiguares meus irmãos..



“Para mim, sábio não é aquele que proclama palavras de sabedoria, mas sim aquele que demonstra sabedoria em seus atos”. (São Gregório)


É notório o quanto a maioria de nós não conhece de fato a história de algumas figuras importantes para a construção e manutenção de nossa estimada Ordem, então, a pedidos do nosso querido Tio Dino, em nosso ùltimo Simposio Medieval da Ordem da Cavalaria, e atentos a essa problemática, sentimos a necessidade de levar esse conhecimento até vós, construindo assim uma cartilha explicativa, que a principio terá como objetivo principal relatar a historia e biografia de três figuras importantes de nossa Ordem, os tios; Frank Sherman Land, criador e fundador da Ordem DeMolay, Alberto Mansur, quem trouxe a Ordem DeMolay para o Brasil e Francisco de Assis Santiago, pioneiro na Ordem Demolay no Rio Grande do Norte e Nordeste, os quais fazem jus à frase supracitada.


A mesma ja foi enviada, aos irmãos Mestre Conselheiros, então peço a todos que realmente repassem ao Capitulo, usando a mesma como ferramenta de instrução para os novos irmãos.


Fraterno Abraço!


04 março, 2010

Certificado de Referencia Nacional


Saudações Potiguares meus irmãos!

Acreditando que o Certificado de Referência Nacional tem motivado os Capítulos na realização de bons trabalhos, desde sua criação, na gestão 2006-2007, o Gabinete Nacional dará continuidade à premiação anual daqueles que apresentarem os melhores desempenhos durante o Ano DeMolay. Serão consideradas a busca pela excelência administrativa, ritualística, o desenvolvimento de ações sociais, atividades culturais e esportivas, além novos desafios que serão propostos aos Capítulos durante a gestão 2009-2010.

O edital está disponível em:

No Rio Grande do Norte já tivemos premiados o Capítulo Areia Branca e o Priorado Arautos da Liberdade!

A sorte está lançada!

Boa sorte aos concorrentes!

Avante Potiguares!
01 março, 2010

Mais uma conquista da Ordem DeMolay Potiguar: Nosso Dia Estadual!


Saudações Potiguares, e mais potiguares que nunca meus irmãos!

Palavras não conseguem expressar a nossa alegria nesse momento! Após alguns contatos e conversas, obtivemos o reconhecimento do nosso poder público legislativo estadual também! O crescimento de nossa ordem DeMolay tem sido tão grande, que não podemos medí-lo quantitativamente, mas podemos analisá-lo sob alguns pontos de vistas!

- Quantas instituições fraternais formaram tantos líderes para a sociedade?
- Quantas instituições em 30 anos de existência já obtiveram reconhecimento nacional e estadual (em inúmeros estados)?
- Quantas insituições dedicam-se a ideais tão dignos em dias tão desleais?
- Quantas instituições formam uma quantidade tão grandes de amigos para a vida toda?

As interrogações não cessam! Tal qual o orgulho que devemos sentir por sermos DeMolays! E diante de tudo isso, gostaria de externar a vocês mais essa conquista de nosso Estado:

RIO GRANDE DO NORTE
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

PROJETO DE LEI Nº 189/09
PROCESSO Nº 2430/09

INSTITUI O DIA DO DEMOLAY.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: Faço saber que o Poder Legislativo decreta e EU sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° - Fica instituído o Dia do DeMolay, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de março.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões do Palácio "José Augusto", em Natal, 27 de outubro de 2009.

Walter Alves
Deputado Estadual

Parabéns a todos os envolvidos nesse processo! E obrigado principalmente ao pai celestial por tudo! E com a graça dele eu afirmo e não me canso de dizer:

COMO É BOM SER DEMOLAY!