Saudações Potiguares meus irmãos!
Reunião da família maçônica Areiabranquense
Saudações Potiguares meus irmãos!
Iniciação no Capítulo Abolição
Saudações Potiguares meus irmãos!
Visita ao Mensageiro e ao Cav. Terra de Jerusalem
Em resumo, sei das inúmeras dificuldades, mas peço um esforço de todos para abrilhantar o evento, o Mensageiro está de portas abertas e viabilizando o possível a fim de assegurar o evento. Esperamos rever vocês dia 23 e 24 de janeiro de 2010 em São Paulo do Potengi, cobraremos uma simbólica taxa de R$ 20,00 para custear as despesas com alimentação, premiação e estrutura.
Hoje, dia 29/11, participei da investidura de alguns irmãos no priorado Cavaleiros da Terra de Jerusalém. Houve, além disso, a eleição cujo Pedro Bruno foi Eleito Ilustre Comandante Cavaleiro, José Sebastião (Juninho) como Comandante Escudeiro e Paulo Cesar (PC) como Comandante Pajem.Para finalizar a reunião, foi feito a exaltação ao Ébano. Por fim, Parabenizo ao Priorado pela belíssima cerimonia que muito me marcou! xD
I Simposio Ritualístico e Administrativo dos Capitulos Principe Serrano e Principe das Virtudes
PROGRAMAÇÃO
• 21/11/2009 (Sábado)
- 14h30min ás 15h00min: Credenciamento de Participantes.
- 15h00min ás 15h30min: Abertura. (Explicação do Evento)
- 15h30min ás 16h00min: Translado para a Loja Maçônica.
- 16h00min ás 18h30min: Reunião Ritualística.
- 18h30min ás 19h00min: Translado para o Alojamento.
- 19h00min ás 20h30min: Missa na Igreja Matriz
- 20h30min: TEMPO LIVRE!
-
•22/11/2009 (Domingo)
- 07h00min ás 07h50min: CAFÉ DA MANHÃ
- 08h00min ás 09h10min: Mesa Redonda de Debate Administrativo ministra pelo Past Mestre Conselheiro Estadual, o irmão Davi.
- 09h20min ás 10h30min: Palestra; “Ritualística da Ordem DeMolay”, com o irmão Secretário do Gabinete Estadual, Paulo Rafael.
- 10h40min ás 11h40min: Gincana de Conhecimentos DeMolay.
- 11h50min ás 12h20min: “Tema Social”, com o irmão Mestre Conselheiro do Capitulo Príncipe das Virtudes, Romário Adriano.
- 12h30min: ALMOÇO
- DESPEDIDA DOS CAPITULOS!
O evento, que além de ter como objetivos o aperfeiçoamento aos conhecimentos sobre nossa estimada ordem, e descutir algumas problematicas que de vez ou outra rodam nossos trabalhos capitulares, visava a confraternização entre os irmãos.O Melhor do Potiguar: E se o Senado fosse um Capítulo DeMolay?
Para início de conversa, o Presidente da República seria o Presidente do Conselho Consultivo, os Oficiais seriam os Senadores, sem esquecer que o Mestre Conselheiro seria o Presidente da Câmara, não sendo arrogante ou arbitrário, seria justo quando estivesse decidindo entre um ou outro irmão, sempre mereceria a reputação de um bom cidadão e, não esquecendo, defenderia o sistema de escolas públicas assegurando que ele seja um baluarte de nossa cidadania.
Seus Conselheiros seriam os Vice-Presidentes, logo o Primeiro Vice-Presidente estaria qualificado não somente para o seu posto em particular, mas também para o seu superior imediato, haja vista que ele seria o primeiro Conselheiro. O Segundo Vice-Presidente então com sua habilidade e eficiência demonstraria o melhor de seu zelo e interesse neste parlamento, no posto de dignidade e honra que é o do Segundo Conselheiro.
Os cargos de Escrivão, Porta Bandeira, Mestre de Cerimônias e Capelão seriam, respectivamente, ocupados pelos quatro secretários obedecendo ao grau de hierarquia. Logo, o escrivão que foi escolhido para registrar os assuntos do Senado, com a inteira confiança em sua fidelidade para que nenhuma confusão possa acontecer com a rotina administrativa da Casa do Povo. O Porta Bandeira, como o guardião formal da bandeira, deveria nos recordar os nossos deveres comuns como companheiros naquelas bênçãos conquistadas por todos os sacrifícios daqueles que viveram virtuosamente e morreram gloriosamente para o bem de nossa pátria. O Mestre de Cerimônias conduziria as procissões prescritas no decoro parlamentar e ainda cumpriria outros deveres que poderiam lhe caber. O Capelão deveria liderar o parlamento em suas devoções e nem preciso lhe lembrar que seu comportamento, em todos os momentos, deveria ser escrupulosamente compatível com a dignidade, a solenidade e a santidade de seus deveres.
Os Suplentes dos secretários, também quatro, então seriam os Diáconos e Mordomos, estes teriam muitas oportunidades de mostrar seus eficientes trabalhos e os seus postos nos ensinariam que todo o trabalho é honrado e digno de fiel desempenho. Aqueles, precisamente o Primeiro Diácono teria um papel que é simultaneamente árduo e honroso e trabalharia com zelo para justificar a sabedoria de sua seleção. Ademais o Segundo Diácono seria o guarda interno do Senado e deveria auxiliar o Primeiro Diácono na cerimônia de nomeação dos novos senadores.
Dos setenta e um senadores restantes, através de atos sigilosos, haja vista que nossa ordem não é secreta, seria nomeado um tesoureiro, um hospitaleiro e um orador. O primeiro administraria as finanças tendo um rigoroso cuidado para que o Capítulo possa, a qualquer tempo, conhecer sua situação financeira. O segundo desempenharia a caridade que é uma virtude que todos devemos praticar, pois o choro da necessidade soa cada vez mais em nossos ouvidos e para ele os nossos ouvidos nunca deverão se fechar. E o último se encarregaria de fazer explicações sobre o significado fundamental dos ensinamentos da Ordem.
Resta então cinquenta e nove, pois sete ocupariam os cargos de preceptores e, é desnecessário enfatizar a importância dos deveres que estes exerceriam, um ocuparia o cargo de Mestre de Harmonia para que não houvesse uma monotonia durante a assembléia, devendo colocar uma música, de preferência instrumental, suave ao fundo para que crie uma harmonia boa para os trabalhos, há também o sentinela cujo recai o dever de zelar, para que ninguém seja admitido às Assembléias do Senado, a não ser que esteja plenamente qualificado.
Então estes que vagam, sem cargos, e os oficiais viveriam de maneira digna da sagrada bandeira Nacional, lutariam pela proteção, permanência e existência livre das escolas públicas, a cidadela de nossa segurança e a fonte única e verdadeira da liberdade em um governo do povo, pelo povo e para o povo.
Nailton Gomes – Mensageiro da Paz/13
Gabinete Estadual – RN | Aprendendo com o passado, Construindo um grande FUTURO!
* *
*Referências*
*Se os tubarões fossem homens (Bertolt Brecht)
*Cerimônia de instalação dos oficiais (S. C. da Ordem DeMolay para a República Fed. do Brasil)
EMENTA: AUTORIZA DESENHO PARA CONFECÇÃO DE CAMISAS
CONSIDERANDO o desenho da camisa com logomarca Demolay, solicitado pelo Capítulo Principe da Caraubeiras N° 98, da cidade de Caraúbas/RN;
RESOLVE:
Art. 1º - Autorizar a confecção de camisas com logomarca DeMolay, conforme desenho apresentado pelo Capítulo Príncipe das Caraubeiras N° 98, da Ordem DeMolay, da cidade de Caraúbas/RN.
Art. 2°- O Ilustre Grande Secretário Estadual é o encarregado das competentes anotações, do registro e publicação do presente ATO, que entra em vigor nesta data, para todos os efeitos legais, revogando-se as disposições em contrário.
Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos dezesseis dias do mês de
novembro do ano de dois mil e nove.
Visita ao José Percy
Na mesma reunião foram eleitos para os cargos de conselheiros o Irmão Ewerton Filipe, Carlos Wagner e Rodrigo Nascimento, respectivamente MC, 1C e 2C. Além da Eleição houve uma palestra ministrada por Paulo César sobre Política, cumprindo com o dia obrigatório do Meu Governo.Rádio DeMolay Brasil
Saudações Irmãos,
A radio na internet será um meio de comunicação: alternativo, criativo e eficaz, utilizando esse recurso podemos, solucionar diversos problemas (administrativo e/ou de outros gêneros desejados) enfrentados, tornando a relação de diálogo Supremo x Capítulos e também GC x Capítulos, mais eficiente.
Sendo uma forma de apresentar e divulgar, os trabalhos da Ordem DeMolay no Brasil, assim podendo se discutir os problemas enfrentados pela instituição em geral, buscando uma solução e mostrando também os bons exemplos de atividades realizadas nos diversos Capítulos. Trocando assim informações que podem ser preciosas para os bons andamentos dos trabalhos da Ordem.
A direita foi colocado o plugin da rádio. Caso queira visitar o site, digite: http://radiodemolaybrasil.com/
O Melhor do Potiguar...
Seguindo a sugestão de alguns irmãos e a linha de outros bloggers DeMolay´s, o Blog do Gabinete irá ampliar sua metodologia de trabalho.
Além de um instrumento informativo, nós seremos também um blog para capacitação motivacional dos nossos capítulos! Postaremos aqui todas as quartas-feiras textos produzidos por nossos irmãos Brasil a fora e principalmente dos nossos capítulos potiguares! Serão reflexões, discursos, poemas e tudo o mais que for interessante que seja socializado entre todos nós!
Então está lançada a campanha: "O Melhor do Potiguar...", e que fique claro que desde já que estamos no aguardo do envio de textos dos DeMolays para o email oficial do Gabinete Potiguar: gabinetern@gmail.com
Para começar, postaremos um texto lido na última iniciação do Capítulo Príncipe Serrano, feito pelo irmão Gabriel Carvalho, aproveitem!
Ser um Demolay
Com certeza ser DeMolay é mais do que vestir esta capa e vir para reuniões, é mais do que ir a congressos, palestras, bater palmas ritualisticamente, acender e apagar velas ajoelhar-se neste glorioso altar e humildemente conversar com Deus. É claro que isso tudo faz parte da vida de um DeMolay, mas não precisa (e nem pode) se resumir a isto. Ser DeMolay é quase que indescritível, é ajudar a quem esteja precisando, seja um irmão ou um profano; é tentar levar alegria a quem está triste, é fazer o que chamamos de caridade aos necessitados, mas o que para nós parece ser uma caridade, para estas pessoas esse pequeno gesto faz toda diferença. Ser DeMolay, é também honrar cada juramento ou promessa, seja dentro ou fora da sala capitular, é honrar e respeitar cada pessoa, seja homem ou mulher, rico ou pobre, famoso ou não, negro ou branco, alto ou baixo, gordo ou magro... Enfim, ser DeMolay é fazer muitas coisas, coisas essas que poucos, eu diria até pouquíssimos irmãos aderem.
Mas o que os outros acham sobre o que é ser DeMolay? Para alguns, ser DeMolay é na verdade, ser um mero aprendiz de maçom, para outros, os DeMolay’s são uma espécie de neo-paganistas que cultuam o demônio (não é brincadeira meus irmãos, tem gente que realmente acredita nisso) e há quem diga que os tais “DeMolay’s”, são apenas “atores” que se fazem de certinhos dentro de um templo, mas que lá fora, praticam o contrário do que pregam lá dentro (me refiro principalmente às velas).
Todavia, meus irmãos isso que eu acabei de relatar foi o que eu já ouvi, quando perguntei aos outros os que eles achavam sobre a Ordem DeMolay... Será que estas pessoas estão totalmente ou parcialmente corretas? Eu particularmente acredito que estejam completamente enganadas, mas cabe a cada um de nós respondermos a esta pergunta e levar a Ordem e seus conhecimentos para todos que se interessa em escutar um pouco sobre ela.
Meus irmãos façam como eu fiz um dia, que bateu uma vontade de falar sobre ordem, eu tentei explicar o que era a ordem ao homem que vende espetinho em frente de um comércio; outras vezes, fico debatendo com uns amigos que tem um enorme preconceito com nossa ordem, vocês também meus irmãos, façam isso, debatam com as pessoas, tentem mostrá-las como a ordem DeMolay não é um mau caminho, porque assim, vocês não estarão fazendo errado, pelo contrário, vocês estão abrindo os horizontes da ordem à àqueles que vocês acham que é necessário falar dela.
Eu acho que para sermos verdadeiramente DeMolay’s temos que nos dedicar mais à nossa Ordem, temos que ter mais conhecimentos sobre a Ordem meus irmãos, temos que “abusar” mais dos tios e dos Seniores DeMolay’s, que têm muito pra nos ensinar e nós buscamos tão pouco esse conhecimento, devemos prestar mais atenção nas explicações, dos tios que já foram DeMolay’s e sabem muito bem como nos auxiliar no que estamos precisando, não só dos tios que foram DeMolays, mais dos outros tios maçons que não foram iniciados, mas são DeMolays em ações! O que é muito mais importante!
Então meus irmãos temos que parar de procurar obstáculos, que nós mesmos colocamos em nosso caminho quando aparece alguma coisa da Ordem pra fazer. Nós somos DeMolay’s de direito, pois passamos por rituais e cerimônias para estarmos sentados perante estas colunas, mas falta sermos DeMolay’s de fato, pois muitas vezes nos encontramos restringidos a ser Demolay’s somente em sala capitular e quando cruzamos aquela porta para encarar o mundo, somos simplesmente nós.
Martins – 28/10/2009
Iniciação do Reis Magos e Visita do MCE ao Mensageiro da Paz
Irmãos,
Neste final de semana, 14 de novembro, estive na iniciação do Reis Magos sendo realizada pela manhã, pois a tarde o capítulo realizou a 1ª Feijoada Beneficente do capítulo a fim de arrecadar fundos para a construção de uma brinquedoteca em uma creche na capital e a estruturar a secretaria.
Pela tarde, estava em Sampa do Potengi, onde contamos com a presença do nosso MCE, fechando o assim sua visitação a todos os capítulos ativos do Estado xD
Cerimônia do Chevalier

Saudações Potiguares Meus irmãos!
Desde os tempos imemoraveis, sempre foi um costume honrar aqueles a quem as honras são devidas! A fim de prestar uma reverência aos "espelhos" vivos de 7 capítulos Potiguares, a corte: "Chamas de São Tiago", reuniu-se no último dia 08 de Novembro de 2009, na cidade de Caicó - RN.
E tal qual rogava a cerimônia, no nonagésimo primeiro capítulo do livro de Salmos:
“(...)Mil homens cairão à seus pés, e dez mil à sua mão direita; porém não importunarão. Nenhum mal lhe pertubará, nem nenhuma praga se aproximará de sua morada. (...) você pisará sobre o leão e a vírbora: o pequeno leão
e o dragão você esmagará com os pés(...)”
Continuem seu caminho de glória meus irmãos Chevalier´s!!!
Parabéns por todo exemplo, garra e determinação que vocês representam!
DIAS DE CONVOCAÇÃO DOS CONVENTOS
WAGNER LOPES DA CUNHA, Grande Mestre Estadual do Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado do Rio Grande do Norte, no uso das suas atribuições, que lhe são conferidas pela Constituição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil;
CONSIDERANDO as normas e diretrizes para o bom funcionamento da Ordem DeMolay em nosso Estado;
CONSIDERANDO a realização do VI SMOC realizado na cidade de Mossoró/RN, Convento Arautos da Liberdade, onde foi aprovado os dias de Convocação dos conventos;
RESOLVE:
Art. 1º - Nos dias de convocação dos Conventos os Capítulos da jurisdição do referido Convento não deverão realizar nenhuma atividade que venha prejudicar a participação dos Priorados em suas reuniões.
Art. 2º - Fica determinado um Calendário Regional para os Priorados, onde é terminantemente proibido desde já a realização de qualquer evento Capitular;
*1º Domingo do mês = CONVENTO NOBRES CAVALHEIROS POTIGUARES;
3ªRegião Administrativa
*2º Domingo do mês = CONVENTO ARAUTOS DA LIBERDADE;
2ª Região Administrativa
*3º Domingo do mês = CONVENTO TERRA DE JERUSALEM;
1ª Região Administrativa
*4º Domingo do mês = CONVENTO CAVALEIROS DO OESTE
4ª Região Administrativa
Art. 2°- O Ilustre Grande Secretário Estadual é o encarregado das competentes anotações, do registro e publicação do presente ATO, que entra em vigor nesta data, para todos os efeitos legais, revogando-se as disposições em contrário.
Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos vinte dias do mês de outubro do ano de dois mil e nove.
DETERMINA AUTORIZAÇÃO PARA EVENTOS
WAGNER LOPES DA CUNHA, Grande Mestre Estadual do Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado do Rio Grande do Norte, no uso das suas atribuições, que lhe são conferidas pela Constituição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil;
CONSIDERANDO as normas e diretrizes para o bom funcionamento da Ordem
DeMolay em nosso Estado;
CONSIDERANDO o nosso desejo de melhorar a comunicação em eventos dos Capítulos, Conventos e Castelo dos Escudeiros, principalmente em iniciações, elevações, grau de cavaleiro e grau de ébano, e que com isso possamos programar a presença do Grande Conselho;
RESOLVE:
Art. 1º - Todos os Capítulos, Conventos e Castelo dos Escudeiros deverão solicitar ao
Grande Conselho autorização para iniciações, elevações, grau de cavaleiro e grau de
ébano, dentro do prazo de no mínimo de 15 dias de antecedência da data da realização
da mesma.
Art. 2º - Nessa solicitação deve constar a quantidade de jovens que serão atendidos, o dia, horário e local onde será realizado.
Art. 3º - Os Capítulos, Conventos e Castelo dos Escudeiros devem aguardar a autorização do Grande Conselho para realizar o evento.
Art. 2°- O Ilustre Grande Secretário Estadual é o encarregado das competentes anotações, do registro e publicação do presente ATO, que entra em vigor nesta data, para todos os efeitos legais, revogando-se as disposições em contrário.
Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos vinte dias do mês de outubro do ano de dois mil e nove.
CRIAÇÃO DE COMISSÃO ESPECIAL DE ORGANIZAR VIAGEM PARA O CNOD/2010
WAGNER LOPES DA CUNHA, Grande Mestre Estadual do Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado do Rio Grande do Norte, no uso das suas atribuições, que lhe são conferidas pela Constituição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil; CONSIDERANDO a realização XII CONGRESSO NACIONAL DA ORDEM DEMOLAY, que realizar-se-a na cidade de Brasilia/DF no ano de 2010;
RESOLVE:
Art. 1º - Criar a Comissão especial de organizar viagem para o CNOD/2010 devendo trabalhar de forma planejada, segundo princípios inerentes à administração.
Art. 2º - Nomear e empossar o Sobrinho Sênior DeMolays abaixo mencionado para Comissão Especial de organizar viagem para o CNOD/2010:
ARRINTON CARLOS DE BRITO FILHO cad. 273
Capítulo Principe das Caraubeiras N° 97
R. Anuncio Guerra, 246 – Alto São Severino – Caraúbas/RN – 59700-000
(84) 9997-7928 email: sir_arrilton@hotmail.com
Art. 3º - Compete a Comissão: manter contados com os Capítulos e Conventos fornecendo informações sobre os procedimentos da viagem; planejar, a viagem e principalmente motivar a participação da comitiva do RN no CNOD/2010; apresentar um orçamento ao Grande Mestre no prazo máximo de 90 dias a contar da publicação desse ato remetendo cópia aos Capítulos; receber e controlar as devidas taxas necessárias para a viagem, apresentando ao Grande Mestre um demonstrativo do que foi recebido e do que foi pago, com cópias enviadas aos Mestres Conselheiros e Presidentes de Conselhos Consultivos.
Art. 4°- O Ilustre Grande Secretário Estadual é o encarregado das competentes anotações, do registro epublicação do presente ATO, que entra em vigor nesta data, para todos os efeitos legais e encerrando após 10 dias do término do CNOD/2010 onde apresentará um relatório final ao Grande Mestre com cópias aos Capítulos e Conventos, revogando-se as disposições em contrário.
Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre Estadual aos vinte e cinco dias do mês de outubro do ano de dois mil e nove.
Iniciação no Príncipe Serrano
Saudações Potiguares!
Dificuldades, Superações, Persistência, Renovação e Sucesso!
Essas são palavras cíclicas em nossas atividades capitulares! Mas todo capítulo passa por esse processo em seu período de existência! E o Príncipe Serrano não é exceção!
Estivemos na última iniciação (dia 01/11), e todos vimos nossas promessas renovadas pelo coração dos 9 irmãos que engrossaram nossas fileiras!
Parabéns Príncipe Serrano pela brilhante ascensão vivida! E que nossa ordem continue a prosperar cada vez mais!
E como diria o Che Guevarra se fosse um DeMolay Potiguar:
"Hasta la victoria irmãos!"
(Rsrsrsrsrsrs...)
Visita a Maçonaria de São Miguel
Saudações Potiguares!!!
Enquanto apaixonados por nossos ideais, é nossa obrigação sermos arautos dos nossos propósitos! Devemos levar e divulgar a Ordem DeMolay em qualquer lugar em que vamos!
Cientes disso, estivemos - O Capítulo Príncipe do Alto Oeste, o Gabinete Estadual e o Grande Conselho Estadual - no último dia 31/10 na cidade de São Miguel, em uma visita a uma Loja Maçônica da referida cidade.
Apresentamos a tradicional Cerimônia de Apresentação da Ordem DeMolay, seguida por uma palestra explanatória sobre "O que é a Ordem DeMolay" (palestra elaborada pelo Gabinete Estadual).
Plantamos a semente meus irmãos! E recebemos um retorno positivo por parte dos Maçons da cidade! Eles mostraram-se interessados, e quem sabe em breve não ganharemos nosso 17º Capítulo Potiguar!?

